Em destaque

Legislação de drones no Brasil: promovendo o uso consciente e seguro para todos

Imagem
A legislação de drones no Brasil tem se tornado um tema cada vez mais relevante à medida que o uso dessas aeronaves não tripuladas cresce em diversas áreas, desde o lazer até aplicações comerciais complexas. Com a popularidade dos drones aumentando rapidamente, surge a necessidade de regulamentações claras para garantir a segurança, a privacidade e a responsabilidade dos operadores . O Brasil possui um conjunto de leis estabelecidas por órgãos reguladores como a ANAC, o DECEA e outros, que visam orientar e controlar a operação de drones em seu espaço aéreo. Essas regulamentações abordam desde o registro e licenciamento dos drones até as limitações de voo e as áreas de restrição , além de promover práticas seguras e responsáveis entre os pilotos. Neste artigo, exploraremos a fundo a legislação de drones no Brasil, abordando os principais regulamentos, as boas práticas de operação e as responsabilidades dos operadores. Além disso, discutiremos os benefícios de seguir essas regras e como

Como o drone para segurança pode ajudar em situações de emergência?

 


A Aeroscan sempre mostra quantos benefícios a tecnologia dos drones para segurança traz para a proteção perimetral por meio das rondas de vigilância. Entre eles, está a facilidade de monitorar terrenos com diferentes topografia e obstáculos, a rapidez para acionar a equipe ou a polícia e, ainda, a preservação da vida humana que não tem o primeiro contato com o perigo.

Além disso, esses equipamentos são capazes de auxiliar em situações de emergência, oferecendo, por exemplo, os primeiros socorros às vítimas de acidentes ou problemas de saúde súbitos. Conheça mais essa funcionalidade dos drones para segurança e veja como alguns países já investem na tecnologia.

Drones de segurança a favor da vida humana

Você já ouviu falar dos drones-ambulância? Eles são empregados no atendimento médico emergencial, afinal, os equipamentos sobrevoam o céu e não precisam enfrentar trânsito e demais empecilhos. Em ocorrências assim, um socorro rápido faz total diferença e, por isso, o uso desse tipo de drone com foco na proteção da vida humana já vem sendo praticado em alguns países.

Na Holanda, Alec Monton, estudante da Universidade de Tecnologia de Delft, produziu um drone-ambulância que, além de veloz, é adaptável para carregar medicamentos, um kit de emergência e até mesmo um desfibrilador. A câmera e o alto-falante do aparelho também são capazes de transmitir coordenadas feitas por uma equipe de enfermagem em situações de emergência, instruindo a pessoa que solicitou o serviço a socorrer o enfermo. Enquanto isso, um veículo de resgate se dirige ao local para cuidados mais efetivos, o drone seria uma forma de primeiros cuidados.

SAIBA MAIS: Veja um vídeo do drone de Alec Monton

Nos Estados Unidos, as aplicações dos drones de segurança também estão se diversificando. Há estudos para que os equipamentos sejam posicionados em pontos estratégicos das cidades, como topos de prédios, e, assim, consigam atender agilmente ocorrências policiais e situações perigosas. Os avanços tecnológicos não param e, devido ao aumento das funcionalidades dos drones, mais inovações são conquistadas, como, por exemplo, aparelhos com baterias que tenham maior duração. 

Aeroscan: a pioneira do uso de drones para segurança patrimonial no Brasil

No país, o uso de drones está crescendo e, no dia a dia das pessoas, ainda é uma novidade. No entanto, as facilidades promovidas pelos drones para segurança estão se tornando cada vez mais reconhecidas. A Aeroscan faz parte deste processo! Seus aparelhos com software especialmente desenvolvido pela empresa e inteligência artificial auxiliam na proteção perimetral de, por exemplo, centros logísticos, condomínios residenciais e empresariais, áreas portuárias e até zonas de matas com risco de incêndios.

Conheça melhor a história da Aeroscan aqui e perceba como a aplicação de drones no Brasil já evoluiu bastante, mas ainda tem bastante para crescer. Vamos voar juntos!