Em destaque

Drones DJI Matrice 3D/3TD e DJI Dock 2: lançamento revoluciona segurança e monitoramento autônomo

Imagem
A evolução na tecnologia de vigilância acaba de atingir um novo marco com o lançamento dos Drones DJI Matrice 3D/3TD e DJI Dock 2 , definindo um novo padrão para operações de segurança perimetral e monitoramento autônomo. Com características avançadas que incluem operação em diversas condições climáticas, auto-carregamento e uma autonomia de voo estendida, estas soluções estão preparadas para enfrentar os desafios mais exigentes. A Aeroscan, sempre na vanguarda da adoção de tecnologias inovadoras, está entusiasmada em anunciar que, em breve, integrará os Drones DJI Matrice 3D/3TD e o DJI Dock 2 em suas operações de segurança. Esta integração não apenas reforçará a capacidade de monitoramento autônomo como também ampliará os horizontes de segurança perimetral, trazendo aos nossos clientes soluções ainda mais avançadas e confiáveis. Neste artigo, exploraremos em detalhe as funcionalidades e benefícios que esses lançamentos trazem para o campo da segurança patrimonial. Convidamos você a

Drones na identificação e prevenção de queimadas e incêndios florestais

A prevenção é a medida mais eficaz contra as queimadas e incêndios florestais. Daí a importância das campanhas de conscientização. Apesar disso, a identificação e combate ainda dependem de sistemas, ferramentas e processos não tão ágeis. No entanto, em uma época em que a mudança climática está promovendo mais e maiores incêndios florestais que consomem milhões de hectares de mata, a resposta deve ser mais rápida, segura e cobrir um terreno maior.

Nesse cenário, quando se trata de identificar e agir rápido, uma série de tecnologias novas e já existentes é capaz de atuar na demanda. Uma das mais efetivas são os drones aliados à inteligência artificial. Por causa de seu tamanho e capacidade de manobra, eles podem acessar lugares que a mão de obra humana ou helicópteros não conseguem, tornando-os indiscutivelmente a maior inovação no combate a queimadas e incêndios florestais.

 Como os drones atuam na identificação e combate dos incêndios florestais?

Os voos em sistema de rondas pré-programadas e automatizadas têm as coordenadas do perímetro a ser vigiado determinadas com o incremento de, a cada waypoint, uma ação diferente a ser aplicada. Como parar, diminuir a altitude ou rotacionar a câmera. Dessa forma, podem garantir a vigilância de forma preventiva, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos de incêndios florestais.

Quando um incêndio irrompe, os primeiros minutos podem ser críticos, e os primeiros respondentes devem correr até o local para analisar a situação e agir rápido antes que saia do controle. Com o emprego dos drones na segurança, a transmissão de imagens em tempo real permite uma avaliação precisa dos focos e de suas intensidades. O que agiliza a resposta a ocorrências e norteia as equipes de combate.

A devastação de nossas florestas é um crime. E a situação fica ainda pior quando os incêndios florestais acontecem próximos a um pólo petroquímico, por exemplo, colocando em risco um sem número de vidas. Nesse cenário, os voos de drones habilitados com inteligência artificial possibilitam mapear uma região, gerar alertas e ainda ser integrado a sistemas de segurança para um combate efetivo.