Em destaque

Drones auxiliam bombeiros a combater incêndio

  Solução de drones da Aeroscan auxilia bombeiros a combater incêndio em Barueri (SP) Aconteceu um incêndio de grandes proporções em uma indústria em Barueri, na Grande São Paulo. O incêndio, que teve início por volta das 11 horas, gerou uma grande nuvem de fumaça tóxica preta que atingiu parte do município. O Corpo de Bombeiros fez o combate ao incêndio e contou com o auxílio da Aeroscan, que forneceu visão aérea do terreno, por meio de drones, com imagens de câmeras térmicas integradas que ajudaram a determinar o foco do incêndio e para onde o fogo estava se movendo, criando assim uma estratégia de contenção das chamas. “Quando chegamos ao local as labaredas estavam enormes. Fizemos a captação das imagens e com essa visão mais clara da situação, os bombeiros reposicionaram as equipes, aumentaram o efetivo para jogar água e controlaram o fogo em 1 hora. A solução de drones da Aeroscan foi uma ferramenta de auxílio para ajudar os bombeiros nessa operação. Essa é mais uma forma de aplic

Por que drones são importantes na segurança de uma área portuária?

 


A segurança de uma área portuária tem muitas variantes a serem consideradas na hora de planejar sua segurança patrimonial. Começando com as dificuldades em relação ao terreno, há terra e água. Em alguns casos, ainda há matas e manguezais no entorno. Ou seja, os portos são locais que dificultam a ronda a pé ou de moto. Neste cenário, também há a atividade do porto em si: containers, caminhões e guindastes se movimentando em um pátio que dificulta a identificação de uma pessoa desavisada circulando pela área, uma situação de  alto risco de acidentes.

Para completar, o planejamento também exige seguir a ISPSCODE (International Ship and Port Facility Security Code), isto é, o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias. Sendo mais específico, a ISPSCODE é uma convenção de medidas mínimas de segurança que envolve governos contratantes, órgãos governamentais, administrações locais e a indústria portuária e de navegação, a fim de  promover a cooperação entre os sistemas e definir métodos de proteção para a segurança da área portuária.

Existe alguma solução que consiga atender a todas essas questões? Sim, existe! E ela ainda entrega outras vantagens e, por isso, é muito bem avaliada: o uso de drones na segurança.

Uso de drones na segurança da área portuária

Existe um leque de possibilidades propiciado pelo uso de drones na segurança. Em qualquer estabelecimento, as rondas de drones são uma importante tarefa de segurança patrimonial, garantindo a vigilância do perímetro de forma preventiva, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos de invasão.

Na área portuária, os drones de segurança são responsáveis por fazer missões diárias de vigilância com objetivo de encontrar pessoas não autorizadas nos espaços de movimentações dos containers e ainda acompanhar a carga e descarga dos navios, monitorando atividades ilícitas, prevenindo acidentes e preservando vidas.

Além da área de carga de descarga, as rondas automatizadas por todo o perímetro marítimo são outra atividade regular que eleva o nível de segurança em atendimento à ISPSCODE e também cobrem as áreas de tráfego de caminhões, as portarias, os caminhões estacionados no entorno e as áreas de mangue, de mata preservada e de nascentes. Em uma situação real de uso de drones na segurança de porto da região Sul do Brasil, o equipamento também faz o monitoramento de queimadas e focos de incêndio, apoiando os brigadistas e bombeiros.

Drones na segurança dos portos, uma solução definitiva

O drone que sobrevoa o perímetro marítimo próximo à área portuária também pode identificar a aproximação de embarcações. Tudo isso é transmitido ao vivo para a Central de Monitoramento, auxiliando nas atividades do porto. Ademais, o alto falante do drone é bastante efetivo na emissão de mensagens de áudio, inibindo a aproximação de pequenas embarcações e até mesmo orientando em determinadas situações.

Outra utilidade de drones em área portuária, mas não a última, já que a versatilidade de seu uso traz uma nova frente a cada dia, é na inspeção de telhados, silos, tanques e ativos, eliminando custos com a contratação de plataformas elevatórias ou andaimes.

Quer ver drones em ação nos portos? Preencha o formulário e receba informações agora mesmo!

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança perimetral: por que fazer rondas com drones?

Alugar ou comprar drones?

Drones na identificação e prevenção de queimadas e incêndios florestais