Em destaque

Como ampliar a segurança em condomínios e associações: 8 estratégias eficientes [+ e-book gratuito]

Imagem
Garantir a segurança em condomínios e associações se destaca como uma das principais preocupações entre síndicos e moradores. Diante do aumento de ocorrências de invasões e incidentes, torna-se crucial a busca por soluções inovadoras e eficientes para assegurar a proteção das propriedades e a integridade dos habitantes. Este artigo visa explorar 8 estratégias eficazes de segurança, destacando como a tecnologia, em especial o uso de drones inteligentes, pode transformar o monitoramento perimetral . Convidamos você a mergulhar conosco nesta leitura enriquecedora. A importância de garantir a segurança nos condomínios e associações A segurança em condomínios se tornou uma questão de alta prioridade, refletindo um cenário onde, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , cerca de 2,9 milhões de lares brasileiros sofreram com furtos, afetando 4% do total das residências no país. Adicionalmente, dados da Polícia Civil indicam um aumento preocupante de assaltos e invasões e

Por que drones são importantes na segurança de uma área portuária?

 


A segurança de uma área portuária tem muitas variantes a serem consideradas na hora de planejar sua segurança patrimonial. Começando com as dificuldades em relação ao terreno, há terra e água. Em alguns casos, ainda há matas e manguezais no entorno. Ou seja, os portos são locais que dificultam a ronda a pé ou de moto. Neste cenário, também há a atividade do porto em si: containers, caminhões e guindastes se movimentando em um pátio que dificulta a identificação de uma pessoa desavisada circulando pela área, uma situação de  alto risco de acidentes.

Para completar, o planejamento também exige seguir a ISPSCODE (International Ship and Port Facility Security Code), isto é, o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias. Sendo mais específico, a ISPSCODE é uma convenção de medidas mínimas de segurança que envolve governos contratantes, órgãos governamentais, administrações locais e a indústria portuária e de navegação, a fim de  promover a cooperação entre os sistemas e definir métodos de proteção para a segurança da área portuária.

Existe alguma solução que consiga atender a todas essas questões? Sim, existe! E ela ainda entrega outras vantagens e, por isso, é muito bem avaliada: o uso de drones na segurança.

Uso de drones na segurança da área portuária

Existe um leque de possibilidades propiciado pelo uso de drones na segurança. Em qualquer estabelecimento, as rondas de drones são uma importante tarefa de segurança patrimonial, garantindo a vigilância do perímetro de forma preventiva, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos de invasão.

Na área portuária, os drones de segurança são responsáveis por fazer missões diárias de vigilância com objetivo de encontrar pessoas não autorizadas nos espaços de movimentações dos containers e ainda acompanhar a carga e descarga dos navios, monitorando atividades ilícitas, prevenindo acidentes e preservando vidas.

Além da área de carga de descarga, as rondas automatizadas por todo o perímetro marítimo são outra atividade regular que eleva o nível de segurança em atendimento à ISPSCODE e também cobrem as áreas de tráfego de caminhões, as portarias, os caminhões estacionados no entorno e as áreas de mangue, de mata preservada e de nascentes. Em uma situação real de uso de drones na segurança de porto da região Sul do Brasil, o equipamento também faz o monitoramento de queimadas e focos de incêndio, apoiando os brigadistas e bombeiros.

Drones na segurança dos portos, uma solução definitiva

O drone que sobrevoa o perímetro marítimo próximo à área portuária também pode identificar a aproximação de embarcações. Tudo isso é transmitido ao vivo para a Central de Monitoramento, auxiliando nas atividades do porto. Ademais, o alto falante do drone é bastante efetivo na emissão de mensagens de áudio, inibindo a aproximação de pequenas embarcações e até mesmo orientando em determinadas situações.

Outra utilidade de drones em área portuária, mas não a última, já que a versatilidade de seu uso traz uma nova frente a cada dia, é na inspeção de telhados, silos, tanques e ativos, eliminando custos com a contratação de plataformas elevatórias ou andaimes.

Quer ver drones em ação nos portos? Preencha o formulário e receba informações agora mesmo!