Em destaque

Como ampliar a segurança em condomínios e associações: 8 estratégias eficientes [+ e-book gratuito]

Imagem
Garantir a segurança em condomínios e associações se destaca como uma das principais preocupações entre síndicos e moradores. Diante do aumento de ocorrências de invasões e incidentes, torna-se crucial a busca por soluções inovadoras e eficientes para assegurar a proteção das propriedades e a integridade dos habitantes. Este artigo visa explorar 8 estratégias eficazes de segurança, destacando como a tecnologia, em especial o uso de drones inteligentes, pode transformar o monitoramento perimetral . Convidamos você a mergulhar conosco nesta leitura enriquecedora. A importância de garantir a segurança nos condomínios e associações A segurança em condomínios se tornou uma questão de alta prioridade, refletindo um cenário onde, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , cerca de 2,9 milhões de lares brasileiros sofreram com furtos, afetando 4% do total das residências no país. Adicionalmente, dados da Polícia Civil indicam um aumento preocupante de assaltos e invasões e

Segurança perimetral: por que fazer rondas com drones?

 

A segurança perimetral, em nível de excelência, é aquela que integra um projeto com variados recursos de detecção, devidamente incorporados e atuando simultaneamente. As rondas são uma importante tarefa desse tipo de projeto. São elas que garantem a vigilância do perímetro de forma preventiva, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos de invasão.

Como qualquer processo, a ronda e, portanto, a segurança perimetral, vale a pena ser revisada para que entregue a melhor execução possível. Nesse contexto de melhoria focada em performance, pode-se considerar a inclusão de drones. Adicioná-los às inspeções diárias e noturnas fornece uma visão geral mais clara de qualquer perímetro patrulhado.

 

Segurança perimetral apoiada em drones

Comparando apenas a ronda, algumas plataformas permitem que o drone percorra uma rota pré-determinada, ou seja, um vôo automatizado onde são determinadas as coordenadas do perímetro a ser vigiado com o incremento, a cada waypoint, de uma ação diferente aplicada. Por exemplo, parar, diminuir a altitude ou rotacionar a câmera. Com uma frequência de rondas 24 horas e sete dias por semana, se for o caso.

Os benefícios da segurança perimetral, com o apoio de drones, ganham força quando incluímos nessa comparação a diminuição de exposição da equipe. Afinal, quem estará à frente no primeiro contato em uma situação de risco é o drone. Da mesma forma, com ele, simultaneamente é possível acompanhar as imagens de vídeo captadas ou acessá-las posteriormente. Nesse cenário, apenas após o claro entendimento de segurança que as decisões são tomadas. O que reflete em mais estratégia e qualidade de ação.

Explorando um pouco mais o tema dos drones aliados a segurança perimetral, quando leva-se em conta um trecho determinado do perímetro a ser vigiado, que tenha difícil acesso, por conta da topologia, vegetação, pouca luz ou qualquer outro obstáculo, o drone é capaz de facilitar a inspeção de áreas que de outra forma seriam difíceis de proteger e obter acesso. Ao empregar drones na segurança, rapidamente, voando em linha reta, o aparelho pode averiguar uma ocorrência e transmitir as imagens do local em tempo real.

Em alguns casos, essa escolha impacta até em uma redução de custos da atual operação de segurança, já que otimiza as tarefas no dia a dia. As soluções hoje disponíveis atendem aos mais diversos setores, otimizando as rondas perimetrais e elevando o padrão de segurança. Saiba mais!