Em destaque

Como ampliar a segurança em condomínios e associações: 8 estratégias eficientes [+ e-book gratuito]

Imagem
Garantir a segurança em condomínios e associações se destaca como uma das principais preocupações entre síndicos e moradores. Diante do aumento de ocorrências de invasões e incidentes, torna-se crucial a busca por soluções inovadoras e eficientes para assegurar a proteção das propriedades e a integridade dos habitantes. Este artigo visa explorar 8 estratégias eficazes de segurança, destacando como a tecnologia, em especial o uso de drones inteligentes, pode transformar o monitoramento perimetral . Convidamos você a mergulhar conosco nesta leitura enriquecedora. A importância de garantir a segurança nos condomínios e associações A segurança em condomínios se tornou uma questão de alta prioridade, refletindo um cenário onde, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , cerca de 2,9 milhões de lares brasileiros sofreram com furtos, afetando 4% do total das residências no país. Adicionalmente, dados da Polícia Civil indicam um aumento preocupante de assaltos e invasões e

O uso de drones na ronda de segurança em prevenção de incêndios

 



O uso de drones em rondas de segurança como suporte à equipe de vigilância está se mostrando cada vez mais eficiente e funcional. Além de identificar invasores no perímetro, os equipamentos também são fortes aliados na prevenção de incêndios florestais e no auxílio ao seu combate.

Essa aplicação é muito útil aqui no Brasil, onde o clima seco e quente é propício ao início de queimadas que podem se tornar maiores se não forem descobertos a tempo. Por meio da assistência das aeronaves, esses incidentes são percebidos e localizados com maior rapidez, assim como a reação para apagá-los também é mais assertiva.

Conheça algumas inovações tecnológicas que envolvem os drones na prevenção de incêndios e as vantagens de seu uso!

Automação e inteligência artificial

Os drones de vigilância da Aeroscan são equipados com um software de automação e inteligência artificial próprio da empresa, gerando rondas de segurança mais completas. A automação permite que as rotas dos voos sejam pré-definidas para que haja o monitoramento de todo o perímetro. Esse artifício deixa o equipamento executar diferentes manobras no ar, podendo ser programado para, por exemplo, pairar e aproximar a câmera em alguns pontos da ronda que merecem mais destaque. Já a inteligência artificial oferece ao drone a capacidade de identificar comportamentos diversos do padrão observado no monitoramento, enviando uma mensagem ao seu operador.

Essas duas características do software da Aeroscan garantem que o equipamento identifique rapidamente focos de incêndio e o avise à pessoa responsável para que contate o corpo de bombeiros. O operador também consegue interromper a rota pré-programada no drone e fazê-lo sobrevoar rapidamente até a região onde ocorre o incêndio. Com isso, o aparelho é capaz de transmitir imagens em tempo real, norteando as equipes do combate às chamas, identificar se há vítimas e mostrar o melhor caminho que os bombeiros podem seguir para acessar o local.

A tecnologia nesta área avança continuamente e, hoje, já existem modelos de drones com uma inteligência artificial capaz de não apenas identificar focos de incêndio, mas também diferenciar o que é fumaça e o que são chamas.

Drones com câmera térmica

Além de estarem integrados a um software moderno, as aeronaves ganham mais vantagens em rondas de segurança com o suporte de câmeras térmicas, isto é, equipamentos capazes de detectar mudanças de temperatura na superfície dos objetos. Dessa forma, podem identificar seres humanos e animais por conta da sua temperatura corporal, localizando invasores ou situação de risco, por exemplo.

Além disso, drones com câmera térmica são mais precisos na combate de incêndios. A Aeroscan é prova disso, pois já auxiliou a equipe do corpo de bombeiros em uma ocorrência na Grande São Paulo. Suas aeronaves forneceram imagens aéreas do terreno acometido pelas chamas e também imagens de câmeras térmicas que ajudaram a entender onde estava o centro do incêndio e para onde ele estava avançando.

Por que investir em rondas de segurança preocupadas com incêndios?

Quando se trata de fogo, a prevenção sempre é a melhor saída. Para isso, são necessárias campanhas de conscientização. Mesmo assim, acidentes acontecem, ainda mais nas épocas quentes e secas do ano em locais com tendência a queimadas florestais naturais. Por isso, é fundamental que empresas e indústrias localizadas em zonas próximas a matas sempre se atentem a possíveis queimadas.

Os drones também são grandes aliados nas rondas de segurança no setor agropecuário, tanto na preservação das plantações contra o fogo, quanto na proteção do estabelecimento. Em polos petroquímicos e indústrias que trabalham com combustão, um monitoramento especialmente atento a incêndios é essencial, pois qualquer acidente coloca em risco muitas vidas.

Ficou interessado? Visite o site da Aeroscan e entenda mais como os drones oferecem um salto na segurança do seu negócio. Vamos voar juntos!