Em destaque

Drones auxiliam bombeiros a combater incêndio

  Solução de drones da Aeroscan auxilia bombeiros a combater incêndio em Barueri (SP) Aconteceu um incêndio de grandes proporções em uma indústria em Barueri, na Grande São Paulo. O incêndio, que teve início por volta das 11 horas, gerou uma grande nuvem de fumaça tóxica preta que atingiu parte do município. O Corpo de Bombeiros fez o combate ao incêndio e contou com o auxílio da Aeroscan, que forneceu visão aérea do terreno, por meio de drones, com imagens de câmeras térmicas integradas que ajudaram a determinar o foco do incêndio e para onde o fogo estava se movendo, criando assim uma estratégia de contenção das chamas. “Quando chegamos ao local as labaredas estavam enormes. Fizemos a captação das imagens e com essa visão mais clara da situação, os bombeiros reposicionaram as equipes, aumentaram o efetivo para jogar água e controlaram o fogo em 1 hora. A solução de drones da Aeroscan foi uma ferramenta de auxílio para ajudar os bombeiros nessa operação. Essa é mais uma forma de aplic

Conheça o uso de drones de segurança com câmeras térmicas


Câmeras térmicas são projetadas para detectar mudanças na temperatura. Elas têm a função principal de medir a temperatura da superfície dos objetos. Dessa forma, drones de segurança com esse equipamento se mostram bastante efetivos como solução em vigilância.

Desmistificando a câmera térmica

Ainda existem discussões e mitos sobre os drones com câmeras térmicas. De um lado, há receio de invasão de privacidade; por outro, há a expectativa de se atravessar objetos sólidos, como a copa das árvores em uma mata. Vale esclarecer, portanto, que um objeto atrás de uma parede de vidro, por exemplo, não pode ser detectado pelo aparelho. A câmera térmica não é capaz de atravessar nenhum tipo de parede ou obstáculo.

Seja como
for, o uso de drones na segurança se mostra bem efetivo, pois seu software de imagem térmica oferece uma ampla variedade de paletas de cores para que se possa selecionar a mais adequada para cada projeto. Superfícies como concreto, madeira e humanos têm um alto grau de emissividade, portanto, podem ser medidas com mais precisão.  Mesmo assim, no exemplo de um monitoramento de mata, é importante ter em mente que o drone de segurança só é capaz de detectar o calor de uma pessoa ou animal quando este estiver numa clareira ou no entorno da mata fechada.

De toda forma, drones com câmeras térmicas se mostram muito eficientes na segurança patrimonial. Conheça as vantagens!

Benefícios proporcionados pelos drones com câmeras térmicas da Aeroscan

Dupla segurança

Alguns modelos de drones têm sistemas de câmera dupla que capturam imagens térmicas e coloridas simultaneamente. Isso possibilita a comparação entre elas para a melhor análise de, por exemplo, uma invasão. Assim, existe a capacidade de se fazer rondas de vigilância noturnas a fim de encontrar pessoas não autorizadas e animais desgarrados com eficiência, garantindo a segurança do perímetro de forma preventiva, ampliando o raio de proteção e reduzindo os riscos de invasão.

Ainda sobre o uso de drones da segurança, seu alto-falante é outro aliado, pois a câmera térmica do drone transmite as imagens em tempo real e, dessa forma, o operador consegue emitir mensagens de áudio para inibir a aproximação de pessoas não autorizadas.

Muito além da ronda perimetral

Quando a repetição de uma tarefa se torna um padrão, ela pode ser executada com o auxílio de um software. Assim, a empresa ganha eficiência. A plataforma da Aeroscan permite que o drone percorra uma rota pré-determinada, ou seja, o voo é automatizado e são determinadas as coordenadas do perímetro a ser vigiado. A plataforma ainda concede que uma ação diferente seja aplicada a cada waypoint. Por exemplo: parar, diminuir a altitude ou rotacionar a câmera.

A frequência de rondas é integral, pode chegar a 24 horas, 7 dias por semana. São diversos planos de voo programáveis e colocados em execução com um ou dois comandos.

Inspeções de dutos mais eficientes

Tanto no rastreio de um problema específico quanto no monitoramento de rotina, o uso de drones com câmeras térmicas pode fornecer detalhes importantes, percorrendo uma boa distância em um curto espaço de tempo, independente da topologia do terreno.

O mesmo também ocorre na inspeção do interior de uma propriedade. A averiguação de telhados, por exemplo, é possível através de uma ronda específica gravada na plataforma de inteligência artificial da Aeroscan para ser executada diariamente, bem como o monitoramento da integridade de silos, tanques, etc. Dessa maneira, eliminam-se custos com a contratação de plataformas elevadas ou andaimes.

Menor investimento

O alto custo da infraestrutura para se levar fibra óptica a grandes distâncias em um perímetro é uma barreira na implementação de um projeto de segurança. Os drones de segurança, por sua vez, conseguem executar o monitoramento dos mesmos pontos onde se teriam câmeras. Eles ainda contam com a visão ampliada e uma diversidade de angulações e mobilidade de câmera.

Monitoramento remoto

Os drones com a plataforma da Aeroscan contêm uma capacidade única de alcançar locais distantes e de difícil acesso com mais rapidez que seu pessoal de campo.

Silêncio

Pequenos drones multirotores de uso profissional geralmente incluem amortecimento de vibração e motores sem escovas, reduzindo os níveis de ruído em quase metade em relação ao som produzido por outros drones. Isso fornece uma vantagem clara quando o monitoramento é necessário como resposta a intrusões.

Resposta rápida na segurança patrimonial

A operação com drones de segurança ainda oferece outro benefício substancial em situações em que a equipe de segurança é chamada para responder a uma emergência nos extremos de um perímetro.

A opção tradicional leva muitos minutos e pode permitir que o invasor saia da cena antes de ser identificado, resultando em perda. A cobertura do drone apresenta uma possibilidade muito maior de coleta de evidências.

Combate a incêndios

Por último, mas não menos importante, os voos de drones habilitados com a plataforma de inteligência artificial da Aeroscan possibilitam mapear uma região, gerar alertas e se integrar a sistemas de segurança para o combate efetivo de queimadas e focos de incêndio, apoiando brigadistas e bombeiros.

Conheça mais sobre o monitoramento por drones no canal do YouTube da Aeroscan. Neste vídeo aqui, você entende melhor o funcionamento da câmera térmica e como ela se comporta ao capturar imagens através de objetos sólidos.

 

Aproveite e venha conhecer a Aeroscan!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança perimetral: por que fazer rondas com drones?

Alugar ou comprar drones?

Drones na identificação e prevenção de queimadas e incêndios florestais