Em destaque

Drones auxiliam bombeiros a combater incêndio

  Solução de drones da Aeroscan auxilia bombeiros a combater incêndio em Barueri (SP) Aconteceu um incêndio de grandes proporções em uma indústria em Barueri, na Grande São Paulo. O incêndio, que teve início por volta das 11 horas, gerou uma grande nuvem de fumaça tóxica preta que atingiu parte do município. O Corpo de Bombeiros fez o combate ao incêndio e contou com o auxílio da Aeroscan, que forneceu visão aérea do terreno, por meio de drones, com imagens de câmeras térmicas integradas que ajudaram a determinar o foco do incêndio e para onde o fogo estava se movendo, criando assim uma estratégia de contenção das chamas. “Quando chegamos ao local as labaredas estavam enormes. Fizemos a captação das imagens e com essa visão mais clara da situação, os bombeiros reposicionaram as equipes, aumentaram o efetivo para jogar água e controlaram o fogo em 1 hora. A solução de drones da Aeroscan foi uma ferramenta de auxílio para ajudar os bombeiros nessa operação. Essa é mais uma forma de aplic

A Aeroscan e o avanço no monitoramento de segurança inteligente

 


Fundada em 2018 por iniciativa dos sócios Marco Forjaz e Marcelo Musselli, ao lado de Marcello Moreira que se aliou ao projeto, a Aeroscan apresentou grande crescimento no mercado de monitoramento de segurança durante estes três anos – mesmo em um cenário de crise devido à pandemia de Covid-19. A empresa alcançou excelência no segmento de segurança patrimonial ao apostar em soluções que usam drones e, para isso, produziu seu software exclusivo.


Pioneirismo no monitoramento de segurança por drone no Brasil

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o cadastro de drones aumentou 150% entre 2017 e setembro de 2020, chegando a 77 mil equipamentos registrados – 28 mil deles para uso profissional. Nesse contexto, a Aeroscan surgiu com a ideia de aliar o monitoramento de segurança com o uso drones com câmera e alto-falantes para vigilância otimizada em condomínios residenciais e empresariais, centros logísticos, áreas industriais ou portuárias e zonas próximas a matas.

Para tal projeto inovador no Brasil, os drones de segurança contam com uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida do zero pela própria Aeroscan. O software permite que o cliente opere mais de um drone ao mesmo tempo, enquanto seu vídeo é transmitido em tempo real para a equipe de segurança perimetral do estabelecimento, bem como informações sobre a altitude, a velocidade e a localização dos equipamentos. Além dessas possibilidades, a plataforma proporciona a criação de rotas pré-definidas para o voo automatizado dos equipamentos.

Não é preciso substituir o trabalho humano para crescer no ramo

A Aeroscan busca a melhor junção do humano à máquina. Suas soluções não substituem o homem, afinal, as rondas com os drones de segurança precisam de uma equipe de operadores, vigilantes e porteiros, porém os equipamentos lhes acrescentam mais eficiência no monitoramento. Também garantem a proteção aos funcionários que não precisam se expor diretamente a perigos. 

Além disso, durante a pandemia, os drones foram efetivos no apoio ao distanciamento social, propiciando o crescimento da empresa mesmo com muitos setores em crise. O mundo está  retornando ao presencial, mas a tendência é que eles continuem a integrar as equipes de segurança.

Reconhecimento no mercado

O monitoramento de segurança por drone é um serviço novo no mercado, por isso, os negócios a princípio evitaram se arriscar investindo nessa tecnologia. Isso mudou quando a Aeroscan participou da Feira Internacional de Segurança (ISC) em 2019 e chamou atenção da Cushman & Wakefield, empresa global de serviços imobiliários comerciais. As duas entidades formaram uma parceria que rendeu bons frutos e um case de sucesso com a segurança do condomínio empresarial e-Business Park.

Em 2020, este projeto ganhou o prêmio ABRAFAC na categoria Gestão Imobiliária e Propriedades. Os equipamentos não apenas impressionaram em relação à segurança patrimonial, mas também na inspeção de telhados e áreas de difícil acesso e no monitoramento das medidas de proteção contra a Covid-19. O drone com câmera permite, por exemplo, aliado à sua IA, a visualização de aglomerações e seu alto-falante transmite mensagens de voz para a dispersão.

A partir daí, a Aeroscan vem se destacando no mercado e conquistando mais parceiros e investidores.

Time de investidores

Desde 2020, a Aeroscan cresce ainda mais através da parceria com a CT Segurança. Em dezembro desse ano, a empresa, avaliada em 8,5 milhões de reais, abriu o capital para investimento de 10% de seu valor. Em 72 horas, ela já não tinha cotas para a venda após 64 investidores acreditarem no seu potencial.

Após o primeiro trimestre de 2021, quando a Aeroscan faturou o mesmo que todo o ano de 2020, já tinha sido 270% superior em comparação a 2019, outra rodada de captação de investimento superou recordes e os 10% ofertados foram atingidos em seis horas.

Projetos a caminho

A empresa continua investindo em tecnologia para automatizar ainda mais os seus processos e melhorar seus softwares. A segunda versão de sua plataforma é capaz de gerar relatórios diários de vigilância para maior controle dos gestores e permite melhor visualização das operações em tempo real. Além disso, apresenta um dashboard com informações mais completas, como carga da bateria e necessidade de manutenção do equipamento, para evitar falhas ao máximo.

A solução de monitoramento de segurança ofertada é integral, abrange o treinamento do pessoal para operar o drone – que inclui estratégicas baseadas em planos desenvolvidos pela polícia e pelo exército –, o aluguel do equipamento e da plataforma de gerenciamento e também os serviços de implementação, manutenção, visita técnica, análise de risco, seguro e backup. Ademais, a Aeroscan opera segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para também garantir a segurança dos dados dos operadores e clientes.


Ficou interessado? Entre em contato conosco e voe cada vez mais alto junto com a Aeroscan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Segurança perimetral: por que fazer rondas com drones?

Alugar ou comprar drones?

Drones na identificação e prevenção de queimadas e incêndios florestais